SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue69Collaboration as a practice in teacher education to teach mathematics in primary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ALVES, Manoel Messias Santos  and  PAGAN, Alice Alexandre. Correlação entre equilíbrio emocional e vulnerabilidade às IST/AIDS num estudo sobre desempenho escolar com adolescentes. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.793-819.  Epub June 15, 2020. ISSN 2238-2097.

Neste artigo, buscou-se analisar possíveis relações entre vulnerabilidade às IST/AIDS e indicadores de qualidade de vida para estudantes do ensino médio. Foi construído e validado um questionário inspirado em Questões Sociocientíficas sobre vulnerabilidade às IST e adaptado também um questionário sobre qualidade de vida já validado. O formulário foi aplicado a 103 alunos do 3º ano do ensino médio de três escolas da rede estadual de educação de Aracaju. Constatou-se que a qualidade de vida, de maneira geral, não interfere na manifestação de comportamentos vulneráveis, contudo, uma importante correlação entre a qualidade de vida psicológica e a vulnerabilidade foi identificada.

Keywords : Ensino de Ciências; Educação em Saúde; Teste de desempenho escolar; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )