SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69A colaboração entre professoras como prática de formação para ensinar matemática nos anos iniciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ALVES, Manoel Messias Santos  y  PAGAN, Alice Alexandre. Correlação entre equilíbrio emocional e vulnerabilidade às IST/AIDS num estudo sobre desempenho escolar com adolescentes. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.793-819.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 2238-2097.

Neste artigo, buscou-se analisar possíveis relações entre vulnerabilidade às IST/AIDS e indicadores de qualidade de vida para estudantes do ensino médio. Foi construído e validado um questionário inspirado em Questões Sociocientíficas sobre vulnerabilidade às IST e adaptado também um questionário sobre qualidade de vida já validado. O formulário foi aplicado a 103 alunos do 3º ano do ensino médio de três escolas da rede estadual de educação de Aracaju. Constatou-se que a qualidade de vida, de maneira geral, não interfere na manifestação de comportamentos vulneráveis, contudo, uma importante correlação entre a qualidade de vida psicológica e a vulnerabilidade foi identificada.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Educação em Saúde; Teste de desempenho escolar; Qualidade de vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )