SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Formation of teachers of Biology in context of brazilian academic research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ARAUJO, Denise Silva; BRZEZINSKI, Iria  and  SA, Helvécio Goulart Malta de. Políticas públicas para formação de professores: entre conquistas, retrocessos e resistências. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e9912.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9912.

Artigo resultante de pesquisa de cunho teórico e documental, no qual se analisam conquistas e retrocessos no campo das políticas públicas para formação de professores no tempo presente, no Brasil. Objetiva-se apontar agendas necessárias para o movimento de resistência aos retrocessos, anunciar possibilidades de avanços e desafios a enfrentar. Para tanto, adota-se a orientação do materialismo histórico dialético, que permite apreender e revelar as contradições da realidade concreta. Na atual conjuntura de graves ataques à garantia do direito constitucional à educação pública estatal de qualidade social e às políticas de formação docente, é indispensável a resistência ativa e propositiva.

Keywords : Políticas educacionais; Formação e valorização docente; Movimentos de luta e resistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )