SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileirasConsiderações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso de Licenciatura em Matemática no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MERCES, Tatiana Das  e  LIMA, Marcelo. Formação de professores e a Reforma do Ensino Médio: aprofundamento da (des) regulamentação da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7788.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7788.

A partir da análise documental-bibliográfica, esta pesquisa analisa as principais legislações que regulamentam a formação docente para Educação Profissional, defendendo a necessidade de políticas públicas de formação docente como fundamentais para formação crítica dos professores. Os dados desta pesquisa apontam que, no Brasil, essas políticas sofreram com a descontinuidade e a fragmentação das ações por parte dos governos. Soma-se a isso a Reforma do Ensino Médio que, ao autorizar profissionais com notório saber a atuar na educação técnica e profissional, aponta para desvalorização da formação docente e para o desmanche dos direitos sociais.

Palavras-chave : Formação docente; Educação Profissional; Reforma do Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )