SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Teacher training and the Reform of Secondary Education: deepening the (dis) regulation of teaching in Professional Technical Education of Medium LevelThe Physical Education PIBID at UEM-PR: a reflection upon the school practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

LEITE, Eliana Alves Pereira  and  PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso de Licenciatura em Matemática no Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8023.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8023.

Na profissão docente há diferentes contextos que integram a trajetória formativa, dentre as quais destaca-se a formação inicial. Refletir sobre a formação oportunizada em cursos de Licenciatura em Matemática coloca em evidência as suas potencialidades e limitações, bem como a repercussão dessa formação acadêmica na atuação profissional. Neste estudo, objetivou-se apresentar considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso Licenciatura em Matemática. Metodologicamente, caracteriza-se como um ensaio teórico. Foram apresentadas considerações de nove lacunas. Espera-se que os resultados possibilitem reflexões acerca da necessidade de se garantir marcos referenciais profissionais na formação de professores de matemática.

Keywords : Lacunas; Formação; Licenciatura em Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )