SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Considerations about gaps arising from the training offered in the degree course in Mathematics in BrazilThe look of student about the context of the chemical study and the possibility of transforming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CRUZ, Bruno Nicolau Cerine da; MAGALHAES, Carlos Henrique Ferreira  and  CAMARGO, Gabriel Ferezin. O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8447.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8447.

Este artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural.

Keywords : Educação Física Escolar; Prática de Ensino; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )