SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso de Licenciatura em Matemática no BrasilO olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CRUZ, Bruno Nicolau Cerine da; MAGALHAES, Carlos Henrique Ferreira  e  CAMARGO, Gabriel Ferezin. O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8447.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8447.

Este artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural.

Palavras-chave : Educação Física Escolar; Prática de Ensino; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )