SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The Physical Education PIBID at UEM-PR: a reflection upon the school practiceThe environmental pedagogical discourse in the Minecraft game author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

LEAO, Dayana Fernandes; SANTOS, Thyego Mychell Moreira  and  SOUZA, Rita Rodrigues de. O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e4198.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.4198.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento.

Keywords : Disciplina de química; Aluno; Ensino e aprendizagem; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )