SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolarO discurso pedagógico ambiental no jogo Minecraft índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

LEAO, Dayana Fernandes; SANTOS, Thyego Mychell Moreira  e  SOUZA, Rita Rodrigues de. O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e4198.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.4198.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento.

Palavras-chave : Disciplina de química; Aluno; Ensino e aprendizagem; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )