SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Identity-transcultural and its pedagogical treatment in the middle education of Cuba and BrazilThe epistemic displacement brought by DCNERER and the initial teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

COLLA, Rodrigo Avila. Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7162.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7162.

O artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas.

Keywords : Educação Especial; Inclusão Escolar; Educação para a Diferença.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )