Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
COLLA, Rodrigo Avila. Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7162. Epub Mar 02, 2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7162.
O artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas.
Keywords : Educação Especial; Inclusão Escolar; Educação para a Diferença.