SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The epistemic displacement brought by DCNERER and the initial teacher educationThe militancy of Florestan Fernandes in defense of brazilian public school (1954-1964) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7454.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7454.

Aborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças.

Keywords : Sistema Elkonin-Davidov-Repkin; Teoria da Atividade de Estudo; Periodização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )