SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29O deslocamento epistêmico trazido pelas DCNERER e a formação inicial de professoresA militância de Florestan Fernandes em defesa da escola pública brasileira (1954 – 1964) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7454.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7454.

Aborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças.

Palavras-chave : Sistema Elkonin-Davidov-Repkin; Teoria da Atividade de Estudo; Periodização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )