SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Aspectos historiográficos da educação na cidade de Porto Velho-RO (1910-1930)O lúdico na cultura contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

VIDAL, Diana Gonçalves  y  PAULILO, André Luiz. Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e9329.  Epub 15-Mayo-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9329.

O texto, dividido em duas partes, debruça-se sobre os desafios da relação entre arquivos e educação. Inicialmente, traça um panorama historiográfico em educação de modo a evidenciar as formas como o campo da história da educação no Brasil aproximou-se das discussões sobre memória, patrimônio e cultura escolar, com atenção à materialidade das práticas escolares e a uma educação da sensibilidade. Na sequência, discorre sobre as práticas de arquivo em educação, a partir de quatro eixos: arquivos e cultura material; relação entre lúdico e rotina; conciliação entre parte e todo; e vontade de memória. A título de considerações finais, interroga-se sobre os riscos do “presentismo” que invade a cultura contemporânea.

Palabras clave : História da Educação; Educação Patrimonial; Cultura Escolar; Cultura Material.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )