SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memóriaUsos e significados da recreação na produção acadêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O lúdico na cultura contemporânea. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e10019.  Epub 19-Mayo-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.10019.

Negada ao longo dos dois séculos iniciais da Revolução Industrial, a ludicidade ressurge no pós-Segunda Guerra. Mais do que uma mudança, busca-se mostrar a afirmação de um novo paradigma civilizatório. Esta é a tese central desta reflexão. Partindo de uma referência a esse novo paradigma, tenta-se mostrar a presença do lúdico nas diferentes instâncias da vida cultural contemporânea. Finaliza com duas reflexões complementares sobre o desafio da ludicidade nos tempos atuais e os obstáculos à sua realização ao longo da vida cotidiana.

Palabras clave : Ludicidade; Paradigma; Lazer; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )