SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29O lúdico na cultura contemporâneaMudanças de concepções docentes em um mestrado em educação profissional e tecnológica ofertado em rede nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis  y  AWAD, Hani Zehdi Amine. Usos e significados da recreação na produção acadêmica. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e10062.  Epub 20-Mayo-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.10062.

Frente à lacuna sobre o significado da recreação no presente, nosso objetivo foi caracterizar a produção acadêmica sobre recreação no Brasil. Para tanto, realizamos revisão sistemática em torno dos usos da recreação. Os estudos enfocam o valor instrumental e positivado da recreação em relação à educação e à promoção da saúde. Em conclusão, a recreação vem sendo empregada como ferramenta para agenciar o lúdico em algum aspecto da vida: metodologia lúdica para alcançar determinado enfoque educativo ou terapêutico; rol de brincadeiras e jogos visando ao entretenimento; dispositivo de poder, para distração das massas.

Palabras clave : Recreação; Lúdico; Educação Corporal; Epistemologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )