SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Socio-genetic analysis of the central core of social representations: research on hospital care for childrenAs chaves pedagógicas dos sistemas educacionais globais. O ensino de modelos de qualidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

NOVAES, Adelina de Oliveira  and  PASSEGGI, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari. Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativas. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e10127.  Epub May 25, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.10127.

Com base na premissa de que o núcleo central de uma representação social é uma narrativa, recorremos aos estudos de Jerome Bruner e de Serge Moscovici para pensar alternativas que favoreçam mudanças de representações sociais na formação docente. Propomos uma reflexão sobre as imagens do fractal e da fita de Möbius como metáforas para ilustrar como entendemos as narrativas enquanto uma unidade no núcleo de uma representação social, admitindo que elas são a um só tempo constitutivas de representações sociais e constituídas por elas. Nesse sentido, o recurso às narrativas como modalidade de intervenção na formação docente permitiria, simultaneamente, operar mudanças de representações sociais e promover a ressignificação de práticas pedagógicas.

Keywords : Narrativas; Representações Sociais; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )