SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29As chaves pedagógicas dos sistemas educacionais globais. O ensino de modelos de qualidadeTeacher’s professionalism of elementary school in the Social Representations of Pedagogy students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ESCOTT, Clarice Monteiro. Educação Profissional e Tecnológica: avanços, retrocessos e resistência na busca por uma educação humana integral. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e11145.  Epub Oct 21, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.11145.

Apresenta as reflexões realizadas no SemiEdu 2019: Educação Profissional: Novos Rumos. Contextualiza tais ideias no cenário de implementação das políticas públicas para os Institutos Federais (IF), que rompem com a dualidade estrutural: educação propedêutica voltada para as elites e educação para o trabalho voltada aos pobres. Realiza análise histórica da EPT no Brasil e das concepções que constituem as bases da educação dual e da educação humana integral, considerando o Ensino Médio Integrado como uma ruptura de paradigmas na EPT. Denuncia a falácia do atual discurso governamental sobre os novos rumos do Ensino Médio e o retorno do ensino dual.

Keywords : Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais; Ensino Médio Integrado; Formação Humana Integral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )