SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29As chaves pedagógicas dos sistemas educacionais globais. O ensino de modelos de qualidadeProfissionalidade do professor de educação básica nas Representações Sociais de estudantes de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ESCOTT, Clarice Monteiro. Educação Profissional e Tecnológica: avanços, retrocessos e resistência na busca por uma educação humana integral. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e11145.  Epub 21-Out-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.11145.

Apresenta as reflexões realizadas no SemiEdu 2019: Educação Profissional: Novos Rumos. Contextualiza tais ideias no cenário de implementação das políticas públicas para os Institutos Federais (IF), que rompem com a dualidade estrutural: educação propedêutica voltada para as elites e educação para o trabalho voltada aos pobres. Realiza análise histórica da EPT no Brasil e das concepções que constituem as bases da educação dual e da educação humana integral, considerando o Ensino Médio Integrado como uma ruptura de paradigmas na EPT. Denuncia a falácia do atual discurso governamental sobre os novos rumos do Ensino Médio e o retorno do ensino dual.

Palavras-chave : Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais; Ensino Médio Integrado; Formação Humana Integral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )