SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Educação Profissional e Tecnológica: avanços, retrocessos e resistência na busca por uma educação humana integralAs potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

DONATO, Sueli Pereira; ENS, Romilda Teodora  e  PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa. Profissionalidade do professor de educação básica nas Representações Sociais de estudantes de Pedagogia. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e9029.  Epub 17-Nov-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9029.

O objetivo deste estudo foi o de analisar os elementos de profissionalidade presentes nas representações sociais de estudantes concluintes do curso de pedagogia para a docência na educação básica. A opção por um estudo qualitativo referendado na Teoria das Representações Sociais e articulado à Teoria do Núcleo Central, em um viés plurimetodológico, possibilitou a análise prototípica com os dados produzidos pelas evocações de 165 participantes, confirmada pela Análise de Similitude. A profissionalidade constituída priorizou duas das cinco disposições indicadas por Nóvoa (2009): “tato pedagógico” e “conhecimento”, requerendo uma (re)adequação ao espaço/tempo histórico e assegurar o exercício profissional docente.

Palavras-chave : Representações sociais; Profissionalidade docente; Educação básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )