SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Teacher’s professionalism of elementary school in the Social Representations of Pedagogy studentsSocial representation of “police” by children from a daycare in a favela author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SEDANO, Luciana  and  ALMEIDA, Silvana Carvalho de. As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8411.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8411.

Este texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências.

Keywords : Ensino de Ciências; Literatura Infantil; Leitura; Instrumento de Análise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )