SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Profissionalidade do professor de educação básica nas Representações Sociais de estudantes de PedagogiaRepresentação social de “polícia” por crianças que frequentam creche em favela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SEDANO, Luciana  e  ALMEIDA, Silvana Carvalho de. As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8411.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8411.

Este texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Literatura Infantil; Leitura; Instrumento de Análise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )