SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The potential of children's literature as a didactic resource in sciences: building an instrument of analysisOfficial education policies for early childhood in Brazil and Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FERREIRA, Célia Márcia do Nazareth  and  LIMA, Rita de Cássia Pereira. Representação social de “polícia” por crianças que frequentam creche em favela. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e11235.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.11235.

O estudo investigou as representações sociais de polícia para crianças de uma creche, situada em uma favela do Rio de Janeiro. Fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais em diálogo com a perspectiva da psicologia do desenvolvimento, na abordagem vigotskyana. Dez crianças participaram, optando-se pela análise microgenética, e para a produção dos dados foram filmadas as interações estabelecidas em brincadeiras. Foram selecionados três episódios em que há referência à polícia. As metáforas, “leão ferroz”, “cachorro latindo” e “Caveirão”, revelaram imagens da polícia “má”, “perigosa”, que “machuca” e “mata”, gerando medo. O contexto social foi fundamental para o estudo da representação social de polícia, a qual não inspira a confiança das crianças.

Keywords : Crianças; Representações Sociais; Polícia; Violência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )