SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análisePolítica do conhecimento oficial para a educação de primeira infância no Brasil e em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FERREIRA, Célia Márcia do Nazareth  y  LIMA, Rita de Cássia Pereira. Representação social de “polícia” por crianças que frequentam creche em favela. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e11235.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.11235.

O estudo investigou as representações sociais de polícia para crianças de uma creche, situada em uma favela do Rio de Janeiro. Fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais em diálogo com a perspectiva da psicologia do desenvolvimento, na abordagem vigotskyana. Dez crianças participaram, optando-se pela análise microgenética, e para a produção dos dados foram filmadas as interações estabelecidas em brincadeiras. Foram selecionados três episódios em que há referência à polícia. As metáforas, “leão ferroz”, “cachorro latindo” e “Caveirão”, revelaram imagens da polícia “má”, “perigosa”, que “machuca” e “mata”, gerando medo. O contexto social foi fundamental para o estudo da representação social de polícia, a qual não inspira a confiança das crianças.

Palabras clave : Crianças; Representações Sociais; Polícia; Violência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )