SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Social representation of “police” by children from a daycare in a favelaLearning and pedagogical practice: formative processes with teachers from southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

DURLI, Zenilde. Política do conhecimento oficial para a educação de primeira infância no Brasil e em Portugal. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8589.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8589.

Neste artigo, resultado parcial de pesquisa desenvolvida em estágio pós-doutoral, analiso as políticas do conhecimento oficial para a Educação Infantil (EI) brasileira e a Educação Pré-Escolar (EPE) portuguesa. Para tanto, apresento brevemente as características gerais do marco regulatório da educação obrigatória nos dois países e, na sequência, com base em pesquisa documental, comparo as propostas curriculares nacionais que configuram a política do conhecimento oficial para a educação de primeira infância. Nas conclusões aponto alguns dos possíveis desdobramentos do design curricular proposto sobre o contexto da prática e, também, sobre os modos de socialização das crianças.

Keywords : Políticas Curriculares; Política do Conhecimento Oficial; Educação de Primeira Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )