SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Official education policies for early childhood in Brazil and PortugalTutoring in the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system: an analysis of presential and virtual tutors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SOUZA, Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de  and  BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Aprendizagem e prática pedagógica: processos formativos com docentes do sul do Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e9281.  Epub Nov 17, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9281.

Este trabalho analisa como um grupo docente concebe a aprendizagem e de que maneira as concepções repercutem nas práticas pedagógicas. O referido estudo envolveu uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação crítica-colaborativa, apoiando-se nas possibilidades da escuta sensível. A investigação emerge do contexto escolar com professores de uma Escola de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de um município do Sul do Brasil. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa compartilham de uma concepção de aprendizagem, baseada na interação e compreendem o conhecimento como um fenômeno contínuo ao longo da vida.

Keywords : Aprendizagem; Práticas Pedagógicas; Ação Formativa; Escuta Sensível.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )