Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
SOUZA, Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de e BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Aprendizagem e prática pedagógica: processos formativos com docentes do sul do Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e9281. Epub 17-Nov-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9281.
Este trabalho analisa como um grupo docente concebe a aprendizagem e de que maneira as concepções repercutem nas práticas pedagógicas. O referido estudo envolveu uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação crítica-colaborativa, apoiando-se nas possibilidades da escuta sensível. A investigação emerge do contexto escolar com professores de uma Escola de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de um município do Sul do Brasil. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa compartilham de uma concepção de aprendizagem, baseada na interação e compreendem o conhecimento como um fenômeno contínuo ao longo da vida.
Palavras-chave : Aprendizagem; Práticas Pedagógicas; Ação Formativa; Escuta Sensível.