SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Aprendizagem e prática pedagógica: processos formativos com docentes do sul do BrasilHistórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

VELOSO, Braian  y  MILL, Daniel. Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuais. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8477.  Epub 25-Nov-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8477.

O objetivo desta pesquisa é desvelar quais são as principais atividades exercidas pela tutoria (presencial e virtual) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram em cursos oferecidos no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas 8 entrevistas semiestruturadas. No estudo, identificamos que a tutoria pode ser considerada uma atividade docente. Por conseguinte, são necessárias melhores condições de trabalho aos tutores em face da importância desses profissionais às multifacetadas experiências de EaD que têm sido desenvolvidas no bojo do Sistema UAB.

Palabras clave : Educação a Distância; Tutoria; Tutor Presencial; Tutor Virtual; Sistema Universidade Aberta do Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )