SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Life narratives and mathematics teaching in the basic education of Santa Catarina state between 1970 and 1990Interculturality and environmental education: possibilities and challenges with Guarani’s culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SILVA, Giselle de Paiva  and  SILVA, Adelmo Carvalho da. Compreensão da linguagem matemática no 9º ano do Ensino Fundamental. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7019.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7019.

A pesquisa teve como objetivo investigar as causas das dificuldades de compreensão da linguagem matemática apresentada nas atividades de sala de aula. Usou a abordagem qualitativa e o método interpretativo, tendo como instrumentos: a observação participativa, entrevista semiestruturada, diário de campo e material dos alunos. A análise norteou-se pelo método interpretativo. Os sujeitos foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e seus professores de Matemática. Os resultados indicaram que: os alunos investigados apresentaram dificuldades de compreensão daquilo que se lê. Nesse sentido, a investigação contribui para discussões relacionadas às dificuldades de compreensão da linguagem matemática e sua relação com a aprendizagem matemática.

Keywords : Linguagem Matemática; Ensino; Matemática; Compreensão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )