SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990Interculturalidade e educação ambiental: possibilidades e desafios com a cultura Guarani índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SILVA, Giselle de Paiva  y  SILVA, Adelmo Carvalho da. Compreensão da linguagem matemática no 9º ano do Ensino Fundamental. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7019.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7019.

A pesquisa teve como objetivo investigar as causas das dificuldades de compreensão da linguagem matemática apresentada nas atividades de sala de aula. Usou a abordagem qualitativa e o método interpretativo, tendo como instrumentos: a observação participativa, entrevista semiestruturada, diário de campo e material dos alunos. A análise norteou-se pelo método interpretativo. Os sujeitos foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e seus professores de Matemática. Os resultados indicaram que: os alunos investigados apresentaram dificuldades de compreensão daquilo que se lê. Nesse sentido, a investigação contribui para discussões relacionadas às dificuldades de compreensão da linguagem matemática e sua relação com a aprendizagem matemática.

Palabras clave : Linguagem Matemática; Ensino; Matemática; Compreensão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )