SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Interculturality and environmental education: possibilities and challenges with Guarani’s culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FONSECA, Danielle Macedo da; AYRES, Ana Cléa Moreira  and  RIBETTO, Anelice Astrid. A construção de saberes de professoras de Ciências ouvintes em uma escola para alunos surdos. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e9717.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9717.

Este artigo analisa saberes docentes de professoras ouvintes que ensinam Ciências e Biologia no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Apoia-se no entendimento da surdez, para além da falta de audição, como um traço cultural e na perspectiva dos saberes docentes que se constituem no cotidiano de trabalho do professor. Estruturou-se a partir da análise de entrevistas com professoras do INES, nas quais identificamos elementos que caracterizam o ensino dessas disciplinas para o público surdo e concluímos que os saberes das professoras foram produzidos em íntima relação com seus alunos, seus colegas e com aspectos da cultura escolar.

Keywords : Educação de Surdos; Saberes Docentes; Ensino de Biologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )