SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Interculturalidade e educação ambiental: possibilidades e desafios com a cultura Guarani índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FONSECA, Danielle Macedo da; AYRES, Ana Cléa Moreira  y  RIBETTO, Anelice Astrid. A construção de saberes de professoras de Ciências ouvintes em uma escola para alunos surdos. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e9717.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9717.

Este artigo analisa saberes docentes de professoras ouvintes que ensinam Ciências e Biologia no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Apoia-se no entendimento da surdez, para além da falta de audição, como um traço cultural e na perspectiva dos saberes docentes que se constituem no cotidiano de trabalho do professor. Estruturou-se a partir da análise de entrevistas com professoras do INES, nas quais identificamos elementos que caracterizam o ensino dessas disciplinas para o público surdo e concluímos que os saberes das professoras foram produzidos em íntima relação com seus alunos, seus colegas e com aspectos da cultura escolar.

Palabras clave : Educação de Surdos; Saberes Docentes; Ensino de Biologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )