SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov: aportes e desafios para a pesquisa e o ensino-aprendizagem da matemáticaA UTOPIA COMO ATRIBUTO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

LUIS, Mónica Alexandra; CARRILLO, José  e  MONTEIRO, Rute Cristina. O conhecimento dos temas no ensino da reprodução das plantas. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9253.  Epub 18-Mar-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9253.

Apresentam-se os resultados da investigação desenvolvida em salas de aulas portuguesas de 3º e 6º ano que identificam as dimensões que integram o conhecimento dos tópicos (conteúdo), do professor, ensinando reprodução das plantas. Para o efeito realizaram-se gravações em vídeo e áudio. A informação foi tratada com análise de conteúdo e contrastada com a literatura existente numa perspectiva metodológica de Top-down Bottom-up. Foram identificados cinco aspetos de diferentes naturezas, relacionadas com o conhecimento dos tópicos. i)conceitos da biologia e de exemplos associados; ii)leis, princípios e teorias da biologia; iii)procedimentos e técnicas de observação em biologia; iv)modelos relacionados com o conceito da biologia e v)factos e fenômenos biológicos.

Palavras-chave : Biologia; Educação; Ciência; Conhecimento Especializado dos Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )