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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MEDEIROS, José Washington de Morais  e  BRENNAND, Edna Gusmão de Góes. A UTOPIA COMO ATRIBUTO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e7777.  Epub 19-Abr-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.7777.

Este ensaio reflete sobre ideais pedagógicos da educação moderna, herdados da filosofia Iluminista, como baliza para a formação cidadã, crítica e transformadora na atualidade. Trata das bases educacionais que fundam a emancipação e a utopia e que visam concretizar a autonomia do sujeito como agente de uma sociedade livre, justa e igualitária. A discussão é subsidiada por incursos teórico-hermenêuticos como metodologia compreensivo-interpretativa, fundamentada nas categorias habermasianas de sociedade e razão, para reconhecer a educação como um fenômeno universal e permanente, que aglutinou pluralidades de perspectivas (dialéticas) que moldaram o entendimento sobre seu conceito e sua missão histórico-social.

Palavras-chave : Utopia; Racionalidade; Emancipação; Educação.

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