SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30A UTOPIA COMO ATRIBUTO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIACorpo e arte-performance na escola básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BATISTA, Maria do Carmo de Souza  e  SILVA, Lázara Cristina da. POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: aspectos de sua operacionalização. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e8198.  Epub 29-Mar-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.8198.

Objetivou-se conhecer a operacionalização da política de permanência adotada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), usando-se como amostra os bacharelandos da área da saúde, do Campus sede. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados disponibilizados on line. Os resultados evidenciaram que a política de permanência é composta por um conjunto de ações desenvolvidas pela Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), às expensas do Pnaes, envolvendo bolsas, isenção de taxas nos restaurantes, moradia em residências universitárias e serviços pedagógico, social, psicológico e odontológico, as quais são indispensáveis para que o alunado se mantenha na universidade.

Palavras-chave : Assistência estudantil; PNAES; Política inclusiva; Política de permanência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )