SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30STUDENT STAY POLICIES IN THE FEDERAL UNIVERSITY OF PIAUÍ: aspects of its operationalizationFormative assessment and self-regulation: a study on the PNAIC notebooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MIRANDA, José Valdinei Albuquerque  and  FAIAL, Carla Alice. Corpo e arte-performance na escola básica. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9906.  Epub Mar 29, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9906.

Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.

Keywords : Corpo; Arte-performance; Escola Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )