Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque and FAIAL, Carla Alice. Corpo e arte-performance na escola básica. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9906. Epub Mar 29, 2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9906.
Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.
Keywords : Corpo; Arte-performance; Escola Básica.