SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30STUDENT STAY POLICIES IN THE FEDERAL UNIVERSITY OF PIAUÍ: aspects of its operationalizationChildren´s Literature: A primary tool for the integral development of preschool children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MIRANDA, José Valdinei Albuquerque  and  FAIAL, Carla Alice. Corpo e arte-performance na escola básica. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9906.  Epub Mar 29, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9906.

Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.

Keywords : Corpo; Arte-performance; Escola Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )