SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: aspectos de sua operacionalizaçãoAvaliação formativa e autorregulação: um estudo sobre os cadernos do PNAIC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MIRANDA, José Valdinei Albuquerque  y  FAIAL, Carla Alice. Corpo e arte-performance na escola básica. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9906.  Epub 29-Mar-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9906.

Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.

Palabras clave : Corpo; Arte-performance; Escola Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )