SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: aspectos de sua operacionalizaçãoAvaliação formativa e autorregulação: um estudo sobre os cadernos do PNAIC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MIRANDA, José Valdinei Albuquerque  e  FAIAL, Carla Alice. Corpo e arte-performance na escola básica. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9906.  Epub 29-Mar-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9906.

Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.

Palavras-chave : Corpo; Arte-performance; Escola Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )