SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Corpo e arte-performance na escola básicaOS CIGANOS E A ESCOLA: ENCONTRO INTERÉTNICO, FRONTEIRAS E AUTOATRIBUIÇÃO NO ACAMPAMENTO SOL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

TORTELLA, Jussara Cristina Barboza; ALFREDO, Francisco Caloia  e  RUAS, Jady Ariele Cavalcanti. Avaliação formativa e autorregulação: um estudo sobre os cadernos do PNAIC. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e8036.  Epub 08-Maio-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.8036.

O objetivo geral deste artigo é o de verificar se os aspectos sobre a avaliação da aprendizagem mencionados nos Cadernos de Formação do PNAIC estão consonantes com os fundamentos da avaliação formativa na perspectiva cognitiva e da autorregulação. Configura-se como estudo de análise documental. Os conteúdos sobre avaliação ora estão de acordo com a perspectiva cognitivista, ora aproximam-se mais de um controle. Há prioridadenas ações do professorenquanto a ação do aluno no processo de avaliação é pouco destacada. Buscou-se compreender os procedimentos e instrumentos avaliativos da aprendizagem utilizados no PNAIC para consolidação da escola como um espaço fundamental de aprendizagens.

Palavras-chave : Avaliação da aprendizagem; Autorregulação; PNAIC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )