SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Formative assessment and self-regulation: a study on the PNAIC notebooksWeaknesses of environmental education in public schools: the teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PINTO, Ana Kátia Pereira  and  OLIVEIRA, Ivone Martins de. OS CIGANOS E A ESCOLA: ENCONTRO INTERÉTNICO, FRONTEIRAS E AUTOATRIBUIÇÃO NO ACAMPAMENTO SOL. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9395.  Epub May 08, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9395.

O estreitamento do contato interétnico, a fixação e a obrigatoriedade da frequência à escola por crianças e jovens, têm alterado as relações entre ciganos e escola. Este artigo se propôs discutir os significados da escola para ciganos adultos que se fixaram em um município do Estado do Espírito Santo. A etnografia foi o caminho investigativo que norteou a pesquisa e os colaboradores pertencem, majoritariamente, a um único grupo familiar. A análise concentrou-se em dois posicionamentos desses colaboradores: um ressalta que “a escola é o fim do cigano” e o outro afirma que “a escola é uma luz no caminho do cigano”.

Keywords : Ciganos; Escola; Encontro interétnico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )