SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Avaliação formativa e autorregulação: um estudo sobre os cadernos do PNAICFragilidades da educação ambiental na escola pública: a formação dos professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PINTO, Ana Kátia Pereira  y  OLIVEIRA, Ivone Martins de. OS CIGANOS E A ESCOLA: ENCONTRO INTERÉTNICO, FRONTEIRAS E AUTOATRIBUIÇÃO NO ACAMPAMENTO SOL. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9395.  Epub 08-Mayo-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9395.

O estreitamento do contato interétnico, a fixação e a obrigatoriedade da frequência à escola por crianças e jovens, têm alterado as relações entre ciganos e escola. Este artigo se propôs discutir os significados da escola para ciganos adultos que se fixaram em um município do Estado do Espírito Santo. A etnografia foi o caminho investigativo que norteou a pesquisa e os colaboradores pertencem, majoritariamente, a um único grupo familiar. A análise concentrou-se em dois posicionamentos desses colaboradores: um ressalta que “a escola é o fim do cigano” e o outro afirma que “a escola é uma luz no caminho do cigano”.

Palabras clave : Ciganos; Escola; Encontro interétnico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )