SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Weaknesses of environmental education in public schools: the teacher trainingArticulation between Prova Brasil and institutional evaluation: teachers' perceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SANTOS, Zélia Alves dos  and  RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental em Cuiabá - MT. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9112.  Epub May 17, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9112.

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.

Keywords : Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )