SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Fragilidades da educação ambiental na escola pública: a formação dos professoresArticulação entre Prova Brasil e avaliação institucional: percepções dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SANTOS, Zélia Alves dos  e  RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental em Cuiabá - MT. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9112.  Epub 17-Maio-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9112.

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.

Palavras-chave : Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )