SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Scientific and pedagogical knowledge of content in Natural Sciences in the early years of elementary school in Cuiabá - MTTHE TEACHING USED BY RAMON LLULL THROUGH SYMBOLOGY OF NATURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CRUZ, Carla Daniela Ramos da  and  RIOS, Mônica Piccione Gomes. Articulação entre Prova Brasil e avaliação institucional: percepções dos professores. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9536.  Epub May 17, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9536.

As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo desse artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.

Keywords : Prova Brasil; Avaliação institucional; Qualidade do ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )