SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental em Cuiabá - MTO ENSINO APRESENTADO POR RAMON LLULL POR MEIO DA SIMBOLOGIA DA NATUREZA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CRUZ, Carla Daniela Ramos da  e  RIOS, Mônica Piccione Gomes. Articulação entre Prova Brasil e avaliação institucional: percepções dos professores. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9536.  Epub 17-Maio-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9536.

As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo desse artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.

Palavras-chave : Prova Brasil; Avaliação institucional; Qualidade do ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )