SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30O ENSINO APRESENTADO POR RAMON LLULL POR MEIO DA SIMBOLOGIA DA NATUREZAA pandemia na vida das mulheres: Uma reflexão feminista a partir de Moçambique e Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

NHAMPOCA, Ezra Chambal. Educação e direitos das mulheres em tempos de pandemia em Moçambique. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11848.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11848.

No presente texto discuto alguns aspectos sobre educação e direitos das mulheres em Moçambique, em tempos de pandemia, com enfoque para o ensino superior, por ser docente universitária e ter vivenciado experiências que levantaram reflexões sobre discriminação de gênero, sobretudo no primeiro semestre de 2020, período que abarcou a suspensão das aulas presenciais e o início das aulas à distância, bem como o apelo governamental do fique em casa! Para desenvolver esta discussão, recorri a conversas informais com quatro docentes, duas mulheres e dois homens e com quatro estudantes, duas do sexo feminino e dois do sexo masculino. Usei também da minha experiência dentro do espaço universitário. A discussão mostrou que em geral, as mulheres não têm tido a possibilidade de gozar plenamente os seus direitos, incluindo os de acesso à educação e que isso se agravou durante a pandemia, mesmo dentro da universidade.

Palavras-chave : Educação; Direitos das mulheres; Pandemia; Moçambique.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )