SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30A pandemia na vida das mulheres: Uma reflexão feminista a partir de Moçambique e BrasilVoos literários com crianças indígenas e não indígenas na perspectiva intercultural, Campo Grande, MS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

VIEIRA, Carlos Magno Naglis  e  ABREU, Aurieler Jaime de. A pedagogia guarani nas percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11729.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11729.

Utilizando como eixo teórico autores indígenas e não indígenas que dialogam com os estudos da cultura e da pedagogia guarani, a pesquisa apresenta as percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul sobre a pedagogia guarani. Tendo como objeto de análise os relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola/MEC/SECADI, o trabalho demostrou que a pedagogia guarani é transmitida de maneira oral, possuindo elementos e modos próprios, apresentando reflexões sobre os conhecimentos tradicionais, autonomia e modo de ser que se fazem presentes entre os membros da comunidade e que circulam com as crianças na escola.

Palavras-chave : Pedagogia Guarani; Professores Guarani e Kaiowá; Mato Grosso do Sul; Saberes Indígenas na Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )