SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30A pedagogia guarani nas percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do SulEpistemologias do sul e educação intercultural: contribuições da formação-ação-intercultural em Cuiabá-MT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

VILAMAIOR, Maria Elisa; LACERDA, Léia Teixeira  e  PINTO, Maria Leda. Voos literários com crianças indígenas e não indígenas na perspectiva intercultural, Campo Grande, MS. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12862.  Epub 19-Ago-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12862.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como a leitura promove o interesse e o envolvimento de crianças de 4 a 5 anos, a partir das memórias leitoras de seus professores, a fim de contribuir para a formação desses leitores em relação aos valores humanos. Para tanto, apresentamos a análise das atividades de leitura mediadas pelos professores, por meio de poemas e desenhos, abordando o respeito às diferenças étnicas desses sujeitos, em uma perspectiva dos estudos da literatura infantil e da educação intercultural. Essa inter-relação oportunizou às crianças experiências interculturais de leitura no espaço escolar.

Palavras-chave : Aprendizagem da leitura; Educação Intercultural; Terena; Experiência de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )