SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Voos literários com crianças indígenas e não indígenas na perspectiva intercultural, Campo Grande, MSDireitos da criança e a educação: notas iniciais para pensar a vida na pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SOARES, Khellen Cristina Pires Correia; GRANDO, Beleni Salete  y  STROHER, Jonathan. Epistemologias do sul e educação intercultural: contribuições da formação-ação-intercultural em Cuiabá-MT. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12795.  Epub 13-Ago-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12795.

Tecemos contribuições à temática Direitos Humanos e Interculturalidade em tempos de pandemia, dialogando com os estudiosos da decolonialidade e interculturalidade crítica. A leitura da realidade pautada na pesquisa-ação traz as falas de participantes da formação contínua Ikuia-Pá: história e cultura bororo na perspectiva da educação intercultural na primeira infância. Neste contexto formativo nasce o “grupo-pesquisador” e a sistematização da metodologia “formação-ação-intercultural” que pretende descolonizar fundamentando-se em epistemologias do Sul em contraposição à colonialidade do saber/conhecimento. Conclui-se que as formações de professores demandam outras proposições teóricas que possam criar novas pedagógicas capazes de promover a educação intercultural crítica na escola.

Palabras clave : Educação Intercultural; Epistemologias do Sul; Formação de Professores; COEDUC.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )