SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Children rights and education: opening notes to think in life at the pandemicBuilding the university we want author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BARROS, Josemir Almeida; MATIAS, Juliana Cândido  and  NUNES, Marcia Jovani de Oliveira. Escolas rurais na região amazônica: traços da política e administração pública em Rondônia. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11754.  Epub Oct 02, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11754.

O objetivo da pesquisa foi analisar parte do processo histórico de constituição da escola rural amazônica no contexto brasileiro. Uma das indagações foi: qual o modelo de escola rural pensado e instituído no estado de Rondônia? O processo metodológico ancorou-se em materiais bibliográficos e contou com atividades empíricas para a coleta de fontes históricas produzidas pelas administrações públicas sobre a Educação, a exemplo de relatórios estatísticos e boletins. Utilizou-se de narrativas sobre a prática docente. Constatou-se que a situação na qual as escolas rurais rondonienses foram criadas compõem quadro de precariedades e ausências de políticas públicas.

Keywords : Educação rural; Professores rurais; Política educacional; História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )