SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Direitos da criança e a educação: notas iniciais para pensar a vida na pandemiaConstruindo a universidade que queremos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

BARROS, Josemir Almeida; MATIAS, Juliana Cândido  y  NUNES, Marcia Jovani de Oliveira. Escolas rurais na região amazônica: traços da política e administração pública em Rondônia. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11754.  Epub 02-Oct-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11754.

O objetivo da pesquisa foi analisar parte do processo histórico de constituição da escola rural amazônica no contexto brasileiro. Uma das indagações foi: qual o modelo de escola rural pensado e instituído no estado de Rondônia? O processo metodológico ancorou-se em materiais bibliográficos e contou com atividades empíricas para a coleta de fontes históricas produzidas pelas administrações públicas sobre a Educação, a exemplo de relatórios estatísticos e boletins. Utilizou-se de narrativas sobre a prática docente. Constatou-se que a situação na qual as escolas rurais rondonienses foram criadas compõem quadro de precariedades e ausências de políticas públicas.

Palabras clave : Educação rural; Professores rurais; Política educacional; História da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )